Enunciado

A FIGURA Q22.3 mostra o padrão de interferência visto em uma tela de visualização atrás de 2 fendas. Suponha que elas fossem substituídas por 20 fendas com o mesmo espaçamento d entre fendas adjacentes.

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

No experimento, duas fendas são substituídas por vinte fendas, tendo o espaçamento “d” constante. Primeiramente, na letra a, o caso dos ângulos das franjas brilhantes (lembre-se que tem diferenças entre franjas brancas e pretas) se dá pela seguinte equação.

θ m = m ∙ λ d

Fazendo algumas manipulações, temos que o termo “m” é dado por:

m = θ m ∙ d λ

Esse m vai representar o quê? Representa o número de franjas brilhantes (que vai manter o exatamente o mesmo número) no padrão de interferência

Passo 2

Agora, na letra b, vamos para a expressão de espaçamento de franjas, que é dada pela seguinte equação:

Δ y = λ ∙ L d

Uma pergunta, o número de fendas contribui para o espaçamento (ou seja, o espaçamento depende do número de fendas)? A resposta é não, não depende. Portanto, o número permanece o mesmo.

Passo 3

Na letra c, temos que não precisamos de alguma expressão matemática para assumir que a largura de cada franja diminui com o aumento do número de fendas, quando fazemos o aumento de fendas de 2 para 20.

Por último, na letra d, temos que a expressão para a intensidade do brilho é dada por:

I m á x = N 2 ∙ I 1

Pela equação, já podemos que a intensidade depende do quadrado da amplitude N, mas não depende do número de pontos, logo, o brilho irá aumentar para o espaçamento constante d.

Resposta

a )   S e   m a n t é m   o   m e s m o

b )   S e   m a n t é m   o   m e s m o  

c )   d i m i n u i

d )   a u m e n t a

Ver Outros Exercícios desse livro