Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 14º - Capítulo 16.Questões para Discussão - Ex. 4
Em grande parte dos instrumentos de sopro modernos, a altura de um som pode ser mudada por meio de teclas ou chaves que alteram o comprimento da coluna vibratória de ar. Contudo, um clarim não possui teclas nem chaves, e ainda assim pode emitir muitas notas. Como isso é possível? Existe alguma restrição em relação às notas que um clarim pode emitir?
Passo 1
Fala galera, bora lá! Para a resolução desta questão será feita uma análise do funcionamento do clarim e acerca de suas restrições quanto às ondas sonoras produzidas.
Na maioria dos instrumentos de sopro, muda-se a frequência do som alterando-se o comprimento da coluna de ar. Em instrumentos onde o ar é movimentado pela boca do instrumentista, o músico aumenta a coluna de ar cobrindo os orifícios do instrumento e a diminui os descobrindo.
Passo 2
Todavia, o clarim é um instrumento que não possui orifícios ou válvulas de qualquer espécie ao longo de seu corpo, sendo que o que produz a vibração do ar é a vibração dos lábios do músico.
Além disso, o clarim se limita a emitir apenas uma gama reduzida de frequências, ou seja, apenas às notas correspondentes aos harmônicos da nota fundamental do instrumento.
Passo 3
Portanto, as notas musicais produzidas pelo clarim são possíveis graças à vibração do ar produzida pelos lábios do músico, sendo restrito apenas às notas correspondentes aos harmônicos da nota fundamental do instrumento.
Resposta
As notas musicais produzidas pelo clarim são possíveis graças à vibração do ar produzida pelos lábios do músico, sendo restrito apenas às notas correspondentes aos harmônicos da nota fundamental do instrumento.