Enunciado

(a) Mostre que, se Ed for a energia de dissociação de uma molécula, a fração de moléculas que se dissociam à temperatura T é.(b) Observa-se (a partir de estudos de difração eletrônica que a separação internuclear aumenta quando T cresce. Explique o efeito deste fato na curva de energia potencial e no resultado da parte (a).

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos resolver juntos mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

a) a energia de dissociação E d é a diferença entre a energia de uma molécula ligada e a energia dos átomos neutros individuais. Então é a diferença entre a quantidade de moléculas n e a quantidade de moléculas que se desligaram n d . O fator de Boltzmann descreve essa quantidade em termos da temperatura T e a constante de Boltzmann k , negligenciando generação:

n d n = e - Δ E / k T = e - E d / k T

Passo 3

b) Como T aumenta, o equilíbrio internuclear de separação R 0 aumenta, que significa que a curva do potencial de energia está mudando para aumentar R então o mínimo está em um maior valor de R .

O expoente no fator de Boltzmann vai se tornar menos negativo como T aumenta, então a fração de molecular desassociadas n d / n vai aumentar, o que é esperado se a energia térmica é adicionada a quantidade.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro