Enunciado

Um objeto O está sobre o eixo central de uma superfície refratora esférica. Para cada problema, a Tabela 34-5 mostra o índice de refração n 1 do meio em que se encontra o objeto, ( a ) o índice de refração n 2 do outro lado da superfície refratora, ( b ) a distância do objeto p, ( c )   o raio de curvatura r da superfície e ( d ) a distancia da imagem i . Determine os dados que faltam, incluindo ( e ) se a imagem é real ( R ) ou virtual ( V ) e ( f ) se a imagem fica do mesmo lado da superfície que o objeto O ( M ) ou do lado oposto ( O ) .

Passo 1

Como a gente pode ver na tabela, as letras (a), (b) e (c), já foram respondidas. (d) Vamos então encontrar a distância da imagem i formada pela superfície. Para isso, vamos usar a equação de superfícies refratoras esféricas, já que temos tudo que precisamos dado pela tabela:

n 1 p + n 2 i = n 2 - n 1 r

Então isolamos i :

i = n 2 n 2 - n 1 r - n 1 p    

E substituímos os valores de cada letra:

i = 1,5 1,5 - 1,0 30 c m - 1,0 10 c m = - 18   c m    

Passo 2

(e) Podemos ver pelo Passo anterior que, i < 0 , então a imagem vai ser virtual ( V ) .

Passo 3

(f) Sempre que a imagem for virtual no caso de uma superfície esférica ela será formada do mesmo lado da superfície ( M ) .

Resposta

a n 2 = 1,5

b p = 10   c m

c r = 30   c m

d i = - 18   c m

( e ) ( V )

( f ) ( M )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O raio de curvatura de uma lente plano-côncava de vidro ( n = 1,5 ) é de 0,5m . Calcule sua distância focala) no ar;b) quando imersa num líquido ( S 2 C ) de índice de refração absoluto 1,63 . Comente
Sem fazer a aproximação paraxial, calcule a distância q da “imagem” produzida por uma superfície refratora esférica convexa de raio de curvatura R para um raio incidente paralelo ao eixo, em função do