Onde está localizado, aproximadamente, o centro de gravidade de:

a. Uma barra uniforme de metal de comprimento L?

b. Um anel de plástico de diâmetro D?

c. Uma pessoa em pé?

d. Uma pessoa curvada tocando o chão com os dedos da mão e de pernas esticadas?

e. Um objeto com algum tipo de simetria?

Passo 1

  1. Observe a barra azul:
  2. Para esses casos, um corpo uniforme e regular, seu centro de gravidade CG está exatamente no centro do corpo. Imagine duas linhas imaginária de simetria, tanto horizontal como vertical, nesse caso o centro de gravidade está na intersecção entre as duas

    Passo 2

  3. Observe o anel abaixo:
  4. Semelhante ao item anterior o centro de gravidade CG do anel estará exatamente no na metade do se diâmetro, na vertical e na horizontal, independente de ser um corpo vazado.

    Passo 3

  5.  A localização do centro de gravidade de um humano é relativa à forma como a pessoa se encontra, isto é, o centro de gravidade do nosso corpo pode ser facilmente deslocado conforme a postura que assumimos. Na figura está localizada de maneira aproximada ao umbigo, posição do centro de gravidade de uma pessoa ereta, com os braços pendentes ao lado do corpo.
  6. Passo 4

  7. Observe o corpo curvado.Para o corpo curvado, seu centro de gravidade se desloca para fora do corpo, confirma a tese de que, o centro de gravidade de um humano é relativo à forma como a pessoa se encontra.
  8. Passo 5

  9. Para um objeto com alguma simetria, seu centro de gravidade será exatamente no centro das linhas de simetria.Pois a simetria de um corpo qualquer, é divisão exata desse corpo em partes iguais, ou seja, divide a geometria a massa e o volume em partes iguais, assim sendo, o centro de gravidade será a intersecção das linhas de simetria.

Resposta

Está discorrida no passo a passo.

Ver Outros Exercícios desse livro