Enunciado

Um pai esta de frente para sua filha de sete anos , ambos estão sobre patins no gelo. Eles empurram um ao outro com as mãos; qual das afirmações a seguir são verdadeiras? (a) Cada um apresenta uma aceleração com diferentes magnitudes; (b) As acelerações de ambos apresentam a mesma magnitude; (c) Cada um apresenta um força de reação com diferentes magnitudes; (d) Cada um apresenta uma força de reação com a mesma magnitude.

Passo 1

Faalaaaa gafanhoto!! Turubaum?? Bora de mais uma??

Só vamo!!

Seguinte... esse exercício não é difícil, mas ele tem algumas sacadinhas que são muito vagas!

Por exemplo... a ideia de eles estarem sobre o gelo, é a de que não existe praticamente atrito nenhum... então qualquer empurrãozinho levará ao movimento.

Passo 2

A outra ideia, é a de que, o pai será mais forte do que a sua filha de 7 anos... empurrando-a com uma força maior... naturalmente, pela terceira lei de Newton, a força de reação sobre as mãos do pai será mais forte do que a reação devido ao empurrão dado pela filha.

Isso implica em que, de cara, a letra (d) está correta... o pai empurra as mãos da filha com uma força maior.... obtendo uma reação também maior (proporcional à sua força) então as forças de reação experimentadas pelo pai e pela filha devido ao empurrão terão magnitudes diferentes.

Pegou a ideia??

Passo 3

Mas essa não é a única afirmação verdadeira! Como ambos se empurram com forças diferentes, experimentarão acelerações diferentes também.

O gelo remete a ideia da ausência de atrito, então o pai se movimenta com uma aceleração proporcional à força aplicada pela filha;

E naturalmente ela apresenta uma aceleração proporcional à força aplicada pelo pai... o que implica em acelerações diferentes.

Portanto a letra (a) também é verdadeira!

Tá comigo?? Captou??

Ótimo!! Até que é simples né?!

Até a próxima então!! See u

Resposta

Portanto, as afirmações (a) e (d) são verdadeiras!!

Ver Outros Exercícios desse livro