A partir da Tabela 21.2 do capítulo anterior, faça um esquema indicando os sentidos das densidades de corrente elétrica, ativas e passivas, para os íons aos quais a membrana celular citada é permeável.
Passo 1
Fala galerinha. Tudo tranquilo? Espero que sim.
Nessa questão temos que indicar o sentido das densidades de corrente, tanto ativas quanto passivas para os íons que a membrana é permeável.
Passo 2
Primeiro precisamos pensar pra quais íons a membrana é permeável. Descobrimos isso observando quais tem os potenciais de Nernst próximos ao potencial de repouso. Vendo a tabela, vemos que são os íons e , então a membrana só vai ser permissível a esses dois. Mas temos um porém, porque sabemos que a membrana também será permissível ao .
Como temos muito cloro fora da célula e pouco potássio dentro, vamos ter que o potássio vai sair da célula e o cloro vai entrar, fazendo uma densidade de corrente ser produzida indo de fora da membrana pra dentro.
Devido a saída de potássio, teremos uma densidade de carga que vai de fora pra dentro da membrana. Pela entrada de cloro, a mesma coisa. A densidade de carga vai ir de fora pra dentro e pela entrada de sódio, teremos uma densidade de carga indo de dentro pra fora assim diminuindo a quantidade de carga negativa dentro da membrana.
Resposta
Teremos uma densidade de carga positiva saindo da célula e uma densidade de carga negativa entrando na célula pela membrana, que é diminuída pela densidade positiva que entra na célula.
Mais uma feita. Bora pra mais uma?