Numa experiência realizada com um axônio, o axoplasma foi substituído por uma substância A. A seguir, esse axônio foi colocado num recipiente contendo água do mar. Essa experiência foi repetida para duas outras substâncias B e C. As concentrações de sódio dessas substâncias satisfaziam a desigualdade

C N a A < C N a B < C N a C

Na figura está indicado, para cada uma dessas substâncias, a variação do potencial de membrana V M , em um ponto desse axônio, durante a passagem de um potencial de ação.

Explique a diferença entre os valores máximos de V M nas três curvas apresentadas.

Passo 1

Fala galerinha. Tudo tranquilo? Espero que sim.

Nessa questão temos que o axônio de uma célula foi substituído por outras substância com diferentes concentrações de sódio. A pergunta é porque temos diferentes picos para o potencial de membrana nessas três substâncias.

Passo 2

Como a substância A é a que tem a menor quantidade de sódio, temos que vamos ter que entrar mais sódio pra compensar essa falta e isso vai alterar o potencial da membrana, por isso temos o maior pico na substância A. O mesmo pode ser pensado para as outras substâncias.

Resposta

Isso se deve ao fato de que a concentração de sódio nas substâncias é diferente e por isso, vamos ter diferentes compensações para cada substância e isso vai se refletir na densidade de corrente da membrana.

Mais uma feita. Bora pra mais uma?

Ver Outros Exercícios desse livro