A pressão de vapor da água (ver Problema 18.88) diminui à medida que a temperatura diminui. Caso o teor de vapor d’água no ar seja mantido constante à medida que o ar se resfria, atinge-se uma temperatura chama de temperatura do ponto de orvalho, em que a pressão parcial se torna igual à pressão de vapor, e o vapor fica saturado. Caso seja resfriado ainda mais, o vapor se condensa em liquido até que a nova pressão fique novamente igual à pressão de vapor naquela temperatura. A temperatura em uma sala é . Um meteorologista resfria uma lata metálica enchendo-a graduamente com água fria. Quando a temperatura da lata atinge o valor de , pequenas gotas de água se formam em sua superfície externa. Qual é a umidade relativa do ar dessa sala com temperatura de ? A tabela seguinte fornece uma lista da pressão de vapor da água em diversas temperaturas:
Passo 1
A medição fornece o ponto de orvalho. A umidade relativa é definida como a pressão parcial do vapor d’água no ar dividida pela pressão de vapor de água na mesma temperatura, expressa como uma porcentagem.
Assim, a umidade relativa é dada por:
Passo 2
A experiência mostra que o ponto de orvalho é , então a pressão parcial do vapor de água a é igual à pressão de vapor a , que é .
Assim, a umidade relativa é:
Passo 3
Quanto mais baixo o ponto de orvalho for comparado à temperatura do ar, menor a umidade relativa.