Enunciado

Sabendo que cada partícula contém somente uma combinação de u , d , s , u - ,   d - e s - , use o método do exemplo 44.8 para deduzir o teor de quark

  1. De uma partícula com carga + e , número de bárion 0 e estranheza + 1 ;
  2. De uma partícula com carga - e , número de bárion - 1 e estranheza + 1 ;
  3. De uma partícula com carga 0 , número de bárion + 1 e estraheza - 2 .

Passo 1

Olá, tudo bem? Vamos resolver junto esse exercício? =D

Letra a)

Vamos por partes, ok? O valor de estranheza S = 1 , indica que temos apenas um s - e nenhum s . Para ter o número de bárion B = 0 , então devemos ter apenas outro quark, nenhum outro mais. E por fim, para termos carga líquida + e , devemos ter u . Sendo assim o teor de quarks é u s - .

Passo 2

Letra b)

Como vimos na letra (a), para termos a estranheza S = 1 , devemos ter um antiquark s - , e para termos um número de bárion igual a - 1 , devemos ter três antiquarks. Se a carga total é – e , então o teor de quarks é d - d - s - .

Passo 3

Letra c)

A partícula apresentar S = - 2 , significa que temos dois quarks s , e para um número de bárion igual a 1 , devemos ter mais outro quark. Para uma carga total igual a zero, para igualar os números, devemos ter então que o terceiro quark é um u . Assim o teor de quarks dessa partícula é u s s .

Certinho até aqui? =D

Vamos pra próxima?

Resposta

a ) u s -

b ) d - d - s -

c ) u s s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que a constante de acoplamento para a interação eletromagnética, e 2 / 4 π ϵ 0 ℏ c , é adimensional e possui o valor numérico 1 / 137 .Mostre que, no modelo de Bohr, a velocidade orbital de um
Em qual das seguintes reações a estranheza se conserva? Em cada caso explique seu raciocínio. K + → μ + + ν μ ; n + K + → p + π 0 ; K + + K - → π 0 + π 0 ; p + K - → Λ 0 + π 0 .
Qual das seguintes reações obedece à conservação do número de bárions? p + p → p + e + ; p + n → 2 e + + e - ; p → n + e - + ν - e ; p + p - → 2 γ .
O teor de quark do nêutron é u d d .Qual é o teor de quark do antinêutron? Explique seu raciocínio.O nêutron é sua própria antipartícula? Explique.O teor de quark da partícula ψ é c c - . A partícula
Qual é a energia cinética total dos produtos do decaimento quando uma partícula ípsilon em repouso decai para τ + + τ - .