Enunciado

Um satélite terrestre geossincrônico pode permanecer diretamente acima de Cingapura, mas não de San Francisco, na Califórnia, EUA. Por quê?

Passo 1

Uma órbita geossincrônica é aquela cuja rotação acompanha exatamente a rotação da Terra. Ao contrário da órbita geoestacionária, a órbita pode ser inclinada!

Exemplo de satélite geossincrônico:

Passo 2

Um satélite geoestacionário acompanha a rotação da Terra pois orbita na direção do plano equatorial, e graças a isso, é possível que um observador na superfície terrestre veja o satélite “parado”.

Um satélite pode estar localizado diretamente acima de Singapura pois a cidade se encontra sobre o equador da Terra, o que possibilita que um observador acompanhe o movimento do satélite, que fica constantemente “parado” acima dele.

Porém em São Francisco, um satélite geossíncrono sobre o equador também é visto “parado”, mas é visto em certo ângulo com a vertical, já que a cidade não se encontra no equador terrestre.

Resposta

Singapura se encontra no equador terrestre, o que possibilita a visualização do satélite em órbita geossincrônica diretamente acima da cidade. Em São Francisco essa visualização não se dá de forma que o satélite se encontre exatamente acima da cidade, mas com certa angulação com a vertical.

Ver Outros Exercícios desse livro