Seja a experiência do decaimento β é ilustrada pela figura 16-5. Considere que ela esteja

sendo observada por intermédio de um espelho colocado horizontalmente por baixo

do núcleo ao invés de um espelho colocado verticalmente ao lado desse núcleo. Explique

como os argumentos do texto relativos ao aparecimento da imagem no espelho do conjugado da carga devem ser modificados, mas de tal forma a conduzir à mesma conclusão.

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

No experimento original de decaimento B, os neutrinos foram emitidos em uma direção preferencial em relação aos loops de corrente que formam os momentos dipolares magnéticos dos átomos de cobalto.

Quando olhado em um espelho colocado ao lado do átomo, a direção do loop da corrente muda, mas os neutrinos ainda são emitidos na mesma direção de antes. Como a direção dos neutrinos não mudou quando a direção do loop de corrente mudou, isso mostrou que a paridade não é conservada nas reações de decaimento B. Mas quando o espelho é colocado abaixo do átomo de cobalto, os neutrinos emitidos teriam a direção oposta quando vistos no espelho (subindo no experimento e depois descendo na imagem no espelho).

Mesmo que os neutrinos no espelho agora estejam indo na direção oposta a eles no experimento, a paridade ainda não é conservada devido ao loop de corrente. Isso ocorre porque o loop atual visto no espelho tem a mesma direção que o loop atual no experimento. Assim, a paridade se mostra ainda não conservada porque quando a direção do loop de corrente ou dos neutrinos emitidos muda, o outro não muda.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro