O sistema de armazenamento óptico de dados cm disco emprega um pequeno laser infravermelho (à.= 800 nm) para "ler", por meio da luz refletida, os “fossos” que foram escavados em uma superfície plástica.
a. Qual é o menor tamanho de fosso sobre o qual o feixe de laser pode ser focalizado?
b. Suponha que os fossos estejam localizados formando uma rede quadricular bidimensional com espaçamento 25% maior do que o tamanho de um fosso cavado pelo laser. (Um espaçamento menor entre eles promoveria erros de leitura.) Cada fosso registra 1 bit de informação, e são precisos 8 bits para se formar 1 byte, a unidade padrão de armazenamento de dados. Um disco óptico tem área utilizável com diâmetro interno de 4 cm e diâmetro externo de 11 cm. Quantos megabytes (MB) de dados armazenados em um disco óptico?
Passo 1
Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!
Primeiro, temos que ter em mente que o menor valor possível para o tamanho do ponto é dado pela seguinte fórmula:
Como o comprimento de onda do laser é 800 nanômetros, então temos que o menor valor possível para o laser é igual a:
Passo 2
Para a letra b) temos que encontrar a área total utilizável pelo disco e então dividi-la pelo tamanho das covas que assumimos são quadrados com lados iguais a . Isso nos dará o número de bits, e com isso, o número de megabytes, logo, a área usável será igual a:
Agora, quando substituímos os termos, temos:
O número de bits é dado da seguinte forma, pensa comigo, nós temos a área do quadrado e também temos a área usável, com isso, podemos ter a seguinte relação: a quantidade de bits é igual a razão entre a área usável e a área do quadrado.
Que vai ser igual a:
Com isso, N será igual a:
Passo 3
Agora, é pegar o resultado do passo anterior e converter para megabytes, com isso temos que saber qual a medida do megabyte, que é igual a , como existem 8 bits em cada byte, temos a seguinte relação:
Logo, são 165 megabytes de informação que podem ser armazenados no disco óptico.