Em muitos sistemas de imagens por ressonância magnética (RM), o campo magnético é produzido por um ímã supercondutor que precisa ser mantido resfriado abaixo da temperatura de transição da supercondução. Se o sistema de resfriamento criogênico falhar, as bobinas do ímã poderão perder sua supercondutividade e a intensidade do campo magnético cairá rapidamente, ou desvanecera. A dissipação de energia como calor

nas bobinas agora sem supercondução pode causar uma rápida ebulição do líquido criogênico (normalmente, hélio líquido), que é usado para o resfriamento. Considere um ímã de RM supercondutor para o qual um campo magnético cai de 8,0   T para perto de 0 em 20   s . Qual é a f e m média induzida em uma aliança de casamento circular com diâmetro de 2,2   c m se o anel estiver no centro das bobinas do ímã de RM e o campo magnético original for perpendicular ao plano envolvido pelo anel?

Passo 1

Olá, tudo bem? Vou ajudar você aqui!

Vou primeiro calcular a variação temporal do campo magnético:

Δ B Δ t = 0 - 8 20 = - 0,4   T / s

Passo 2

E agora a fem induzida é:

ϵ = d Φ d t = d d t B . A = A . d B d t  

E em função da área do círculo (em função do diâmetro d , não do raio) e da variação temporal do campo magnético ( Δ B Δ t ), a fem induzida é:

ϵ = π d 2 4 . Δ B Δ t = π 2,2 × 10 - 2 2 4 . 0,4 = 1,52 × 10 - 4 V

Belezinha?

Vamos pra próxima? =)

Resposta

1,52 × 10 - 4 V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados