Enunciado

Suponha que uma máquina do tempo o tenha transportado para o ano de 1750 (pós-Newton, mas pré-eletricidade) e que você tenha visto a demonstração da lâmpada elétrica mostrada na FIGURA Q31.1. As observações ou simplesmente as medições que você poderia efetuar – as quais devem ser plausíveis com o conhecimento de que poderia dispor em 1700 – provariam que alguma coisa flui através do fio? Ou você deveria propor uma hipótese alternativa da razão por que a lâmpada brilha? Se a sua resposta para a primeira questão for afirmativa, descreva que observações e/ou medições seriam relevantes e o raciocínio a partir do qual você poderia inferir que alguma coisa deve estar fluindo. Caso contrário, você poderia apresentar uma hipótese alternativa sobre a razão por que a lâmpada brilha no experimento?

Passo 1

Faaaaaala, galera... Tranquileba??

Um tipo de prova simples possível é desconectar um cabo da bateria na lâmpada, e mostrar que a lâmpada pararia de brilhar, provando assim que algo flui através do fio.

Mas isso seria muito simples, an? Vamos provar isso melhor! Comigo para o próximo passo.

Passo 2

Dispondo de uma lâmpada e conhecendo do eu funcionamento, sabemos que deve haver relações para que ela exerça sua função: brilhar. Que acontece através da passagem de elétrons contínuos no tempo, isto é:

d q d t

Cessado esse “fluir” de elétrons, a lâmpada pararia de brilhar. Logo algo flui através do fio.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro