Enunciado

Considere um circuito dotado de uma lâmpada como o da FIGURA Q31.1.

  1. A partir de observações e medições simples que você possa efetuar neste circuito, você conseguiria distinguir uma corrente composta por portadores de carga positiva de uma corrente composta por portadores de carga negativa? Em caso afirmativo, descreva como você poderia saber de que tipo é a corrente. Em caso negativo, por que não?
  2. Um possível modelo para a corrente é o de um movimento de partículas discretas dotadas de cargas elétricas. Outro modelo é aquele em que a corrente consiste do escoamento de um fluido contínuo e eletricamente carregado. Observações e medidas simples efetuadas nesse circuito forneceriam evidência em favor de algum desses modelos? Em caso afirmativo, descreva como.

Passo 1

Faaaaaala, galera... Tranquileba??

Para a)

Há a medida física mais simples possível, que é pelo multímetro.

A medida teórica é que a a corrente elétrica desloca-se em direção ao potencial elétrico mais elevado (positivo), isto porque são elétrons. Caso seja de maioria formada por prótons, a corrente fluirá para o sentido negativo. Porque sinais opostos se atraem.

Passo 2

Para b)

Como dito no item a) a corrente é um modelo de movimento de cargas, sejam carregadas positiva ou negativamente, que fluem através de um fio.

E também através do mesmo método citado no item a: multímetro.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro