Enunciado

Qual das teorias sobre a luz, a teoria ondulatória ou a teoria corpuscular, tem sustentação nas descobertas de Young, Maxwell e Hertz?

Passo 1

Fala pessoal, belezinha? Uma pequena dose de história nessa questão...

Historicamente, existem duas teorias que rivalizavam e definiam o que seria a luz. A teoria das partículas foi defendida por um personagem bem desconhecido da física: Sir Isaac Newton. Newton afirma que a luz é feita de um fluxo de pequenas partículas. A outra teoria é sobre a teoria ondulatória em cada partícula é representado como um espectro de frequências de ondas eletromagnéticas.

A teoria de Newton não pode explicar os fenômenos como uma interferência ou difração da luz uma vez que não interfere ou mesmo difrata.

Passo 2

A teoria matemática do eletromagnetismo proposta por James Clerk Maxwell, que explica a luz como uma onda eletromagnética, isso teoricamente, já no modo empírico, os experimentos de Hertz revelaram a existência das ondas eletromagnéticas. Outro ponto, Thomas Young, no seu experimento de ‘dupla fenda’, também explicou que a luz é um fenômeno de onda.

Passo 3

Então, nós podemos concluir que as descobertas de Young, Maxwell e Hertz dão suporte a teoria ondulatória da luz.

Resposta

T e o r i a   o n d u l a t ó r i a

Ver Outros Exercícios desse livro