Enunciado

Utilizando o momento de inércia do H2 dado pela tabela 12-1, determine a temperatura em que a energia cinética de translação média de uma molécula de H2 é igual à energia entre os estados rotacionais fundamental e primeiro estado excitado. O que você conclui sobre a ocupação dos estados rotacionais excitados do Hr à temperatura ambiente?

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos resolver juntos mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

A diferença de energia entre os estados rotacionais r e r - 1 é:

Δ E r = h 2 I r

Aqui, I é o momento de inércia molecular e h é a constante de Planck , 1,055 ⋅ 10 - 34   J ⋅ s

Calculando a diferença de energia entre o estado fundamental e o primeiro estado rotacional molecular excitado:

Δ E 1 = h 2 I 1

Igualando isso a energia cinética translacional média de uma partícula a temperatura T , 3 k T / 2 , onde k é a constante de Boltzmann 8,617 ⋅ 10 - 5   e V / K e resolvendo para T

3 2 k T = h 2 I

→ T = 2 3 k h 2 I

Substituindo valores e calculando para T

T = 4 3 k h 2 2 I = 4 3 8,617 ⋅ 10 - 5   e V / K 7,56 ⋅ 10 - 3   e V ≈ 120   K

Então, a energia cinética translacional média de uma molécula de H 2 é igual a diferença entre o estado fundamental e o primeiro estado excitado rotacional a temperatura de 120   K . Isso significa que a temperatura ambiente, T ≈ 293   K , o primeiro estado excitado rotacional de H 2 vai ser preenchido por moléculas no final da distribuição de velocidade, já que E r é linear com nível r , a temperatura ambiente a média da energia das moléculas vai ser suficiente pra preencher pelo menor o segundo estado excitado.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro