Enunciado
Física - Randall D. Knight - Termodinâmica Óptica- Ed: 2º - Capítulo 15.Questões Conceituais - Ex. 11
O vento sopra sobre a casa da FIGURA Q15.11. Uma janela do andar térreo encontra-se aberta. Há um fluxo de ar atravessando a casa? Em caso afirmativo, o fluxo de ar entra pela janela e sai pela chaminé ou entra pela chaminé e sai pela janela? Explique.
Passo 1
Questão 11 agora, camaradas!
Nessa caso aí temos um exemplo de ventilação por efeito chaminé! O que isso quer dizer?
Bem! No Efeito Chaminé são feitas aberturas nas regiões mais altas dos espaços. Nesta configuração a ventilação ocorre pelo efeito de convecção, ou seja, o ar quente dentro do edifício é menos denso que o ar mais frio do lado de fora e, portanto, escapa pelas aberturas no alto do edifício. Em movimento oposto, o ar externo, mais frio e limpo, entra pelas aberturas inferiores do edifício (por exemplo, portas, janelas e frestas), formando um movimento cíclico, ampliado pela carga térmica gerada no interior da edificação, conforme imagem a seguir:
Neste tipo de ventilação natural o fator de maior influência é interno do ambiente, pela diferença de temperatura dentro e fora do espaço, quanto maior a diferença, maior a ventilação, sendo necessária uma diferença mínima de 1,6°C entre as temperaturas interna e externa.
Uma consideração importante sobre este tipo de ventilação natural é o local das aberturas de entrada e saída do ar, pois a quantidade total de calor removido é proporcional à diferença de altura entre as aberturas, quanto maior a diferença, maior o volume de ar ventilado no espaço e mais baixas as temperaturas internas.
Logo, podemos concluir que há sim um fluxo de ar atranvessando a casa e esse fluxo de ar entra pela janela e sai pela chaminé.