Dilatação do Tempo
Resumo
Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.
A teoria da Relatividade Geral de Einstein, é muito conhecida, porém pouco compreendida. Algumas das afirmações que podemos tirar a partir dela, é que o tempo é relativo. Einstein conseguiu demonstrar que se um objeto consegue alcançar velocidades próximas a velocidade da luz, ele acaba alterando a percepção temporal dele.
A fórmula de dilatação do tempo, envolve dois observadores, um em uma posição estacionária, e outro em movimento próxima a velocidade da luz e escrevemos ela da seguinte forma:
Onde:
- é o intervalo de tempo marcado pelo observador parado, medido em segundos
- é o intervalo de tempo marcado pelo observador em movimento, medido em segundos
- é a velocidade do corpo em movimento, medido em
- é a velocidade da luz no vácuo, medido em
Então o que temos aqui é que os dois observadores vão sentir a passagem do tempo de maneira diferente, e essa diferença vai ser dada pelo fator:
Esse fator é chamado de Fator de Lorentz, vamos analisa-lo. A fração é sempre menor que 1, porque a velocidade do corpo em movimento pode se aproximar da velocidade da luz, mas nunca pode ser igual a ela ou superar ela. A raiz de números entre 0 e 1 é sempre menor que 1, então sempre vamos possuir um denominador menor que 1, o que faz com que . Como temos que o observador parado vai pressentir uma passagem de tempo igual a enquanto que o observador em movimento vai pressentir uma passagem de tempo igual a , logo o tempo ‘’encurtou’’ para o observador em movimento, dizemos que o tempo marcado pelo observador parado é sempre superior àquele marcado pelo observador em movimento! Que doideira né?
Se ainda quer aprender mais sobre relatividade geral, ou assistir resolução de exercícios em vídeos de toda a matéria de Física, dá uma olhada no nosso site! Tem tudo que você precisa para arrasar em Física ou naquela matéria de exatas em que você encontrou uma dificuldade extra!