Python é uma linguagem multiparadigma. Identifique, abaixo, o paradigma que não pertence à linguagem Python:
- Estruturado
- Orientado a objetos
- Orientado a aspectos
- Lógico
- Polinomial
Passo 1
Fala aííí, meu parceiro! Vamos falar sobre os itens um por um, começando do começo!
a) A programação estruturada é um estilo de programação que tem mais flexibilidade no fluxo de comandos. É possível alterar o fluxo com estruturas de repetição, de controle e funções, além de modularização (possibilidade de dividir seu programa em vários subprogramas mais fáceis de programar). Com isso, Python é sim estruturado, porque a gente ainda vai aprender tudo isso aqui na playlist!
Passo 2
b) A programação orientada a objetos é o estilo de programação mais famoso. Este estilo possibilita construir uma lógica baseada em características de objetos, o que se assemelha muito ao mundo real. É possível utilizar esse estilo com Python. Com isso, Python é orientado a objetos também!
Passo 3
c) A programação orientada a aspectos é um estilo parecido com a orientação a objetos. A diferença é, principalmente, que na orientação a objetos a gente divide o código por objetos, enquanto na orientação a aspectos a gente divide o código por interesses e similaridades. Python também é orientado a aspectos, pois é uma variação da orientação a objetos.
Passo 4
d) O paradigma lógico é baseado na avaliação de expressões lógico-matemáticas. Com ela, é possível utilizar uma informação que se tem pra deduzir uma nova informação. Python é uma linguagem lógica, jaé?!
Passo 5
e) Este paradigma não existe. Com isso, Python não é uma linguagem polinomial (porque não existe, entendeu? Essa era pegadinha do professor). Por isso, esse aqui é o item certo, beleza??
Valeuuuuu! 😊
Resposta
Letra e).