Faça um programa capaz de abrir e fechar um determinado arquivo de texto chamado “arq.txt”. Sabe-se que esse programa é capaz unicamente de ler ou gravar informações e que um arquivo com esse nome deve ser criado durante a execução do programa caso não exista outro de mesmo nome.
Passo 1
A primeira coisa que nós temos que notar é que o enunciado não nos diz especificamente o modo de abertura desse determinado arquivo, mas nos diz que o programa é capaz unicamente de ler ou gravar informações e que o arquivo deve ser criado caso não exista.
Dessa forma, vamos dar uma olhada na nossa tabela que apresenta as características dos principais modos de abertura:
Já que podemos ignorar os dois modos que abrem um arquivo para leitura e gravação, a única alternativa que nos resta é o modo apenas de escrita, uma vez que o modo apenas de leitura não cria arquivos.
Passo 2
Agora que já sabemos o modo de abertura do arquivo de texto, podemos iniciar o desenvolvimento do nosso programa definindo o seu escopo:
Passo 3
Com o escopo do nosso programa definido, vamos agora declarar o ponteiro para FILE que será responsável por armazenar as informações do arquivo de texto dentro do nosso programa:
Passo 4
Agora que já temos o ponteiro criado, utilizaremos a função fopen para abrir o arquivo “arq.txt” em modo de gravação:
Em seguida, verificaremos se o ponteiro é diferente de nulo, caso seja, uma mensagem de que o arquivo foi aberto será impressa. Caso contrário, a impressão será de que houve uma falha ao abrir o arquivo.
Passo 5
Por fim, para fecharmos o arquivo basta utilizarmos a função fclose passando o ponteiro como parâmetro:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)