Escreva um programa que recebe uma frase do usuário e exibe a mesma frase sem nenhuma vogal. Ex:

Passo 1

Fala aí, doido! A ideia desse exercício é sacar que as strings são como listas em vários aspectos, e por isso também é possível iterar por strings! Mas você pode estar se perguntando que diabos significa iterar...

Relaxa, eu vou te lembrar! Iterar é usar a estrutura de repetição for. Lembra que quando a gente usa o for em uma lista, o código dentro do for se repete pra cada um dos elementos da lista??! Então… Também dá pra fazer isso com letras de uma string! Mas calma, vamos aos poucos. Bora começar perguntando a frase pro usuário.

Pronto! Agora, a gente vai fazer o loop. Mas não esquece que as variáveis que a gente cria dentro do loop, só ficam dentro do loop! Então, bora criar uma variável do lado de fora, antes da gente escrever a estrutura de repetição em si, beleza?!

Viu? Fizemos uma variável do tipo string, mas vazia. Ao longo do loop a gente vai atualizando ela, ok?! Show! Bora fazer o loop.

Passo 2

Cara, a ideia é a gente iterar por cada letra da frase, verificando se essa letra é ou não é uma vogal. Você vai entender melhor olhando o código! Se liga só:

A gente trata a string “frase” como uma lista e cria a variável “letra”. Dessa forma, a cada loop, a variável “letra” vai conter uma das letras da string. A ideia é a gente colocar essa letra na string “resposta” caso ela não seja uma vogal, ok?! Pra isso a gente precisa verificar se a letra é ou não uma vogal antes.

Mas calma, isso é tranquilo! A gente pode usar o operador in!

Beleza! A gente acabou de verificar se a letra é vogal. Se a letra estiver dentro da string que a gente criou ali, que só tem vogais, então é uma vogal! Mas não é isso que a gente queria. A gente quer consoantes apenas, certo? Bom.. A gente pode simplesmente negar a condição no if.

Prontinho! Agora, se não for vogal, então é consoante, certo?!

Ok, assumo que a gente podia ter colocado na string todas as consoantes, maiúsculas e minúsculas, e aí verificado sem o not. Daria no mesmo. Mas desse jeito é bem mais fácil, né? As vogais são mais fáceis de escrever. Quanto menos trabalho, melhor!

Show! Agora precisamos colocar a letra dentro da variável que criamos fora do loop.

Passo 3

Olha, se a letra for uma consoante, vamos concatenar com a string “resposta” (caso tu não lembra, concatenar significa unir strings).

Pronto! Agora, se a letra for consoante, ela vai ser concatenada com a resposta que a gente criou fora do loop. No fim do loop, a gente vai ter apenas as consoantes na variável resposta. Aí, a gente só precisa exibir! E pra exibir, bora usar a função print() FORA do loop.

Se ligou que o alinhamento do print() tá igual ao do for? Isso significa que a gente colocou o print() fora do loop, isso é importante a gente só quer que o print seja executado uma vez no final, ok?! Show, agora bora testar...

Passo 4

Bora executar o programa e verificar se tá tudo funcionando de boas.

AEEE funcionou de boas, cara! Que maravilha, hein.

A gente se vê no próximo exercício! Valeuuu.

Resposta

Exercícios Resolvidos de Laços de repetição

Ver Teoria