Faça um programa que resolva a operação de soma entre números complexos. Para isso, leia dois números complexos compostos por uma parte real e uma parte imaginária e imprima a soma entre eles na tela.

Passo 1

Iremos começar o desenvolvimento desse programa definindo o seu escopo.

Juntamente com ele devemos declarar uma estrutura c o m p l e x o composta dos campos r e a l e i m a g i n a r i a e em seguida apelidar ela para n u m e r o através do comando typedef.

Passo 2

Em seguida podemos declarar as variáveis que irão nos auxiliar.

Aqui estão algumas informações sobre as declarações:

  • n 1 e n 2 são estruturas do tipo n u m e r o responsáveis por armazenar as partes reais e imaginárias dos números complexos que serão inseridos como entrada;
  • s o m a é uma estrutura do tipo n u m e r o responsável por armazenar a parte real e imaginária do número complexo gerado na soma entre n 1 e n 2 .

Passo 3

Com as estruturas devidamente declaradas, podemos requisitar ao usuário do programa os valores dos números complexos que serão somados.

Esses valores correspondem aos dados referentes as partes reais e imaginárias do números n 1 e n 2 .

Passo 4

A lógica do programa consiste em atribuir aos campos da estrutura s o m a o resultado da soma desses mesmo campos dos números n 1 e n 2 .

Logo, o campo r e a l da estrutura s o m a é a soma dos campos r e a l dos números n 1 e n 2 . Por sua vez, o campo i m a g i n a r i a da estrutura s o m a é a soma dos campos i m a g i n a r i a dos números n 1 e n 2 .

Passo 5

Por último, só nos resta realizar a impressão do número complexo resultante da soma entre os números n 1 e n 2 .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Manipulando Structs

Ver Teoria