7. Desenhe o diagrama de corpo livre da viga, que é conectada por um pino em e se apoia sobre um plano inclinado sem atrito em
Passo 1
Antes de fazer o diagrama de forças, devemos olhar as forças que temos em nosso sistema.
Primeiro, temos todas as força realizadas sobre a viga e que apontam para baixo.
Temos também uma força em que aponta perpendicular à superfície para cima e inclinada para a esquerda, segundo a tabela do livro.
E por último duas forças em uma apontando na horizontal para direita e uma na vertical apontando para baixo, já que temos um pino em , isso pode ser constatado também na tabela do livro. A força na horizontal é devido ao fato de o guindaste não penetrar a parede e a vertical também é para mantê-lo na horizontal.
Passo 2
Antes de fazer o diagrama de corpo livre, devemos obter a relação de decomposição da força e faremos isso, através da relação de proporcionalidade da superfície que é dada através daquele pequeno triangulo na figura, a parti dele podemos decompor a superfície em suas componentes verticais e horizontais.
Como a força que acontece no ponto é perpendicular a superfície, basta rotacionar aquele triangulizinho que teremos uma relação de proporcionalidade para as componentes da força.
Abaixo temos essa rotação representada.
Passo 3
Agora vamos ver como fica nosso diagrama de forças.