Crie uma classe Círculo que tenha um construtor que receba um valor de raio, e calcule a área e o perímetro do círculo. Para a constante π utilize uma variável estática.

Nessa classe, todos os atributos e métodos devem ser públicos.

Depois, teste essa classe utilizando o raio r = 5 , e imprima a área e o perímetro.

Passo 1

Vamos lá pessoal, essa questão é bem parecida com o que já fizemos nos tópicos passados: criar uma classe com um construtor! O diferencial aqui é que o enunciado pede pra gente usar uma variável estática para a constante.

Antigamente a gente tinha duas abordagens pro valor de π . A primeira era criar uma variável global pro programa inteiro, que é uma abordagem de programação estruturada. A segunda era criar uma constante dentro da nossa classe. E agora vamos usar uma terceira alternativa, que é criar uma constante estática, afinal, o valor de π vai ser o mesmo para todos os objetos, então faz sentido usá-lo como objeto compartilhado.

Então vamos nessa! Pra começar vamos fazer o cabeçalho do nosso programa. Vamos incluir o < c m a t h > para executar as operações.

Passo 2

Vamos agora construir nossa classe chamada C i r c u l o .

A questão diz que todos os parâmetros e métodos devem ser públicos, então vamos usar a palavra-chave p u b l i c desde o início.

Vamos começar definindo a nossa variável estática p i , que também deve ser constante, então vamos usar as palavras chaves s t a t i c e c o n s t , e como p i é um número real, devemos usar o tipo f l o a t

Por enquanto vamos deixar a constante sem valor, pois atributos estáticos sem definidos após a classe.

O segundo atributo que vamos definir é o r para representar o raio do círculo

Agora que já declaramos os atributos, vamos desenvolver o método construtor. Criamos uma função sem tipo com o nome C i r c u l o e vamos receber o parâmetro real r a i o . O corpo da função consiste em assimilar o valor recebido do raio no atributo r .

Com os valores de r e p i podemos criar uma função A r e a ( ) que retorna resultado do cálculo da área. E uma outra função chamada P e r i m e t r o ( ) que retorna o resultado do cálculo do perímetro.

E agora podemos fechar a classe.

Porém, nada irá funcionar sem um valor para a constante p i . Então vamos definir um valor para ela. Após o fechamento da classe acessamos o atributo p i . Lembre-se que não devemos mais usar a palavra-chave s t a t i c , porém, temos que usar a definição de tipo c o n s t   f l o a t . Em seguida invocamos a classe C i r c u l o e com o operador acessamos o atributo p i e definimos o valor 3.1415

E dessa forma a nossa classe está prontinha!

Passo 3

Show, vamos por a classe pra trabalhar!

Dentro da m a i n   criamos um objeto c 1 da classe que criamos, e inicializamos esse objeto com o valor 5

 

E usando este objeto, podemos calcular a área e o perímetro da circunferência, e imprimir os resultados utilizando o c o u t .

E prontinho! Vamos rodar o programa e...

O programa roda lindão!

E é isso pessoal. Clica no botão aí em baixo pra ir pro próximo exercício!

Resposta

Exercícios Resolvidos de Membros estáticos: static

Ver Teoria