Escreva um programa que receba uma string e exiba a string com o caractere ”#” no início, no meio e no final dela. Por exemplo, se a entrada for ”abcd”, a saída deve ser ”#ab#cd#”. Outro exemplo: se receber ”abcde”, a função deve retornar ”#ab#cde#
Passo 1
Cara, se a gente precisa receber uma string do usuário, já lembramos logo da função input(). Vamos perguntar pro usuário!
Pronto! Agora a gente já tem na variável “string” a string que a gente quer “editar”. Vamos começar colocando os hashtags (#) no início e no fim, que é mais de boas de fazer.
Passo 2
Pra gente adicionar hashtags no início e no fim, a gente pode concatenar.
Viu?! A gente concatenou (vulgo “uniu”) a string que a gente recebeu com um hashtag antes e um depois. Agora só falta a gente colocar um hashtag no meio. Pra fazer isso a gente vai precisar lembrar dos fatiamentos de string.
Passo 3
No terceiro passo, a gente precisa separar a string no meio pra conseguir concatenar uma hashtag lá.
Vou te dar um exemplo antes pra tu se ligar na ideia. Vamos supor que nossa string até então tá assim:
Pra gente colocar uma hashtag ali no meio, vamos dividir a string em duas.
Isso porque depois que a gente separa, a gente consegue concatenar uma hashtag ali no meio! Saca só:
Depois, o resultado vai ser isso:
Viu? Malandramente!
Mas pra dividir nossa string em duas, precisamos saber o tamanho dela, e pra isso a gente precisa da função len().
Olha, a gente criou uma variável chamada “meio” com o índice do caractere na metade da string. É importante tu reparar que a gente precisa, nesse caso, fazer uma divisão inteira ali.
Isso porque não existe índice fracionário na string! Por exemplo, se a string tiver um comprimento ímpar, quando a gente dividir por 2 o resultado seria um número fracionário. A ideia de usar a divisão inteira é arredondar pra baixo, retornando sempre um número inteiro.
A gente pega a string do início até o meio, concatena com o hashtag e depois pega do meio até o final. Implementamos a ideia! Agora só falta a gente exibir pro usuário.
Passo 4
Pra exibir pro usuário você já sabe, né?! Isso aí, doido! Função print()!
Agora sim, conseguimos finalizar nosso exercício. Te espero no próximo, cara! Valeuuu!