Enunciado
Probabilidade e Estatística - Estatística Aplicada Farber e Larson- Ed: 6º - Capítulo 2.3 - Ex. 63
Análise de dados. Um serviço de teste ao consumidor obteve as distâncias percorridas (em milhas por galão), mostradas na tabela a seguir, em cinco testes de desempenho com três tipos de carros compactos.
(a) O fabricante do carro A quer anunciar que seu carro teve o melhor desempenho no teste. Que medida da tendência central — média, mediana ou moda — deveria ser usada para essa afirmação? Explique seu raciocínio.
(b) O fabricante do carro B quer anunciar que seu carro teve o melhor desempenho no teste. Que medida da tendência central — média, mediana ou moda — deveria ser usada para essa afirmação? Explique seu raciocínio.
(c) O fabricante do carro C quer anunciar que seu carro teve o melhor desempenho no teste. Que medida da tendência central — média, mediana ou moda — deveria ser usada para essa afirmação? Explique seu raciocínio.
Passo 1
Calcular a média e a mediada do carro A:
Para o cálculo da média, utilizamos a seguinte equação:
Onde:
valores dados
número de elementos do conjunto de dados
Temos que:
Para o cálculo da mediana, iremos construir o ROL em ordem crescente:
Como temos , valor ímpar, então a mediana () é o valor central do conjunto numérico:
A moda é o valor que aparece com maior frequência:
Passo 2
Calcular a média e a mediada do carro B:
Passo 3
Calcular a média e a mediada do carro C:
Resposta
Carro A:
Carro B:
Carro C:
(a) Para afirmar que o carro A tem melhor desempenho é melhor utilizar a MÉDIA como medida de tendência central, porque o carro A é o que apresenta maior média entre os 3 carros.
(b) Para afirmar que o carro B tem melhor desempenho é melhor utilizar a MEDIANA como medida de tendência central, porque o carro B é o que apresenta maior mediana entre os 3 carros.
(c) Para afirmar que o carro C tem melhor desempenho é melhor utilizar a MODA como medida de tendência central, porque o carro C é o que apresenta o maior valor da moda entre os 3 carros.