Um artigo na revista Textile Research Insitute Journal (1984, Vol. 54, pp.171-179) reportou os resultados de um experimente que estudou os efeitos de tratar tecidos com sais inorgânicos selecionados sobre sobre a inflamabilidade do material. Foram usados dois níveis de aplicação de cada sal e um teste de queima são mostrados a seguir.

( a ) Teste as diferenças entre sais, entre níveis de aplicação e entre interações. Use α = 0.01 .

( b ) Desenhe um gráfico da interação entre o sal e o nível de aplicação. Que conclusões você pode tirar desse gráfico?

( c ) Analise os resíduos desse experimento.

Passo 1

Bom galera, considerando a tabela o modelo estatístico linear do experimento é:

Y i j k = μ + τ i + β j + τ β i j + ϵ i j k i = 1,2 j = 1,2 , 3,4 , 5,6 k = 1,2 , 3,4

As hipóteses que teremos que testar são:

H 0 : τ 1 = τ 2 = 0 (Não tem efeito no nível)

H 1 : Pelo menos um τ i ≠ 0

H 0 : β 1 = β 2 = β 3 = β 4 = β 5 = β 6 = 0 (Não tem efeito no sal)

H 1 : Pelo menos um β j ≠ 0

H 0 : τ β 11 = τ β 12 = … = τ β a b = 0 (Não tem interação)

H 1 : Pelo menos um τ β i j ≠ 0

Passo 2

Beleza, agora usando o Minitab para fazer a análise de variância. Nós encontraremos:

( a )

Então, temos que o valor de P para o nível de aplicação ( 0,0 00 ) é menor do que α = 0,0 1 . Portanto, rejeitamos a hipótese nula, logo vemos que o tratamento do tecido é diferente para o nível de aplicação diferente.

Já o valor de P para o sal ( 0 , 000 ) é menor que α = 0,0 1 . Então, podemos rejeitar a hipótese nula e concluímos que os sais inorgânicos afetam o tecido de tratamento.

Por último o valor de P para o valor da interação ( 0,00 2 ) é menor que α = 0,0 1 . Portanto, rejeitamos a hipótese nula e concluímos que há interação entre o nível e o sal.

Passo 3

Show de bola, ainda no Minitab, podemos gerar um gráfico da interação:

( b )

Com esse gráfico, podemos ver que há uma interação entre os níveis de aplicação e os sais, uma vez que todas as seis linhas não são paralelas. A maior valor é quando a eficácia no tratamento do tecido é maior. Portanto, o nível de aplicação 2 com sal não tratado é o mais eficaz.

Passo 4

Por fim, ainda no Minitab, geramos os gráficos dos resíduos:

( c )

No 1 º gráfico, temos a parcela de probabilidade normal de resíduos. Esse gráfico tem pontos que caem um pouquinho fora da linha reta, isso indica que há alguns problemas com a suposição de normalidade.

Já no 2 º e 3 º gráfico representam a parcela de resíduos versus o nível e o sal, respectivamente. Com o 2 º gráfico vemos que o nível de aplicação 2 tem maior variabilidade no tratamento do tecido do que o nível de aplicação 1 . O sal não tratado (chamado de 1 ) proporciona mais variabilidade no tratamento do tecido do que outros sais.

E no 4 º gráfico de resíduos versus valor ajustado mostra os resíduos mais elevados à medida que o valor da resposta aumenta. Isso sugere que, é preciso haver alguma transformação da variável resposta.

Resposta

( a ) O nível de aplicação e os sais inorgânicos afetam o tecido do tratamento e há interação entre o nível de aplicação e os sais inorgânicos.

( b ) O nível de aplicação 2 com sal não tratado é o mais eficaz.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Construa um planejamento 2 I V 7 - 3 . Mostre como esse planejamento pode ser super posto em dois blocos de oito corridas cada sem perder informações a respeito de qualquer uma das interações de segun
Construa um planejamento 2 I V 7 - 2 . Mostre como esse planejamento pode ser supersposto em 4 blocos de 8 corridas cada. Existe alguma interação de segunda ordem superposta com blocos?
( a ) Verifique que cada efeito principal está associado com três interações de segunda ordem. ( b ) Suponha que um segundo planejamento 2 m 7 - 4 , com geradores D = - A B , E = - A C , F = - B C e G
Considere o experimento sobre a qualidade do pão do exercício 13-41. Use o teste de Krustal-Wallis com α = 0.0 1 . Que conclusões você tiraria? Encontre o valor P para esse teste.
Considere o experimento sobre a qualidade do pão do exercício 13-41. Use o teste de Krustal-Wallis com α = 0.0 1 . Que conclusões você tiraria? Encontre o valor P para esse teste.