O elevado consumo de energia durante o exercício continua após o fim do treino. Como as calorias queimadas após o exercício contribuem para a perda de peso e têm outras conseqüências, é importante entender esse processo. O estudo “Effect of Weight Training Exercise and Treadmill Exercise on Post-Exercise Oxygen Consumption” (Medicine and Science in Sports and Exercise, 1998, p. 518-522) relatou os dados a seguir de um estudo em que o consumo de oxigênio (litros) foi medido continuamente por 30 minutos para cada um dos 15 indivíduos após um exercício de levantamento de peso e após um exercício em esteira rolante.
a. Construa um boxplot comparativo das observações de levantamento de peso e de esteira rolante e comente as características encontradas. b. Como os dados estão na forma de pares (x, y), com as medidas x e y da mesma variável em duas condições diferentes, é natural enfocar as diferenças entre os pares: Construa um boxplot das diferenças das amostras. O que ele sugere?
Passo 1
Saaaalve, tranquilo? Vamos lá resolver mais uma questão juntos?! 😊
- Subtraindo o y do x para cada sujeito, as diferenças são 3,3, 9,1, 10,4, 9,1, 6,2,
Há uma diferença significativa na variabilidade das duas amostras. A musculação produziu um consumo de oxigênio muito maior, em média, do que o exercício em esteira, sendo os consumos médios de aproximadamente 20 e 11 litros, respectivamente.
Passo 2
2,5, 2,2, 8,4, 8,7, 14,4, 2,5, -2,8, -0,4, 5,0 e 11,5
Figura 1 Diferença
A maioria das diferenças são positivas, o que sugere que o treinamento com pesos produziu maior consumo de oxigênio para a maioria dos sujeitos. A diferença média é de cerca de 6 litros.
Resposta
- Veja o BoxPlot Comparativo;
- Veja o BoxPlot das diferenças de amostra