Uma pesquisa da Bruskin-Goldring Research junto a 1012 adultos mostrou que, entre os que compram tortas de frutas, 28% as comem, e 72% as destinam a outras finalidades, como calços de porta, alimento de pássaros e aterro. Isto surpreendeu os fabricantes de tortas de frutas, que supunham que essas tortas fossem um alimento apreciado. O presidente da Kansas Food Products Company alega que os resultados da pesquisa são falsos e que, na realidade, metade de todos os adultos consomem suas tortas de frutas. Teste essa afirmação, ao nível de 0,01 de significância. Com base no resultado, acha que o fabricante das tortas de frutas deve cogitar de modificações para tornar seu produto mais atraente como alimento, ou mais adequado a outros usos?
Passo 1
Fala ae, pessoal! Bora fazer esse exercício de teste de hipóteses!
Seguindo o procedimento padrão para o teste de hipóteses, primeiro vamos dizer qual é a nossa hipótese nula e a nossa hipótese alternativa nesse problema:
Onde é a nossa hipótese original.
Passo 2
Agora vamos definir a estatística relevante para esse problema.
Outra parada: vamos ver se podemos aproximar a nossa distribuição pela distribuição normal.
Então a nossa distribuição é aproximada pela distribuição normal.
Passo 3
Como vamos trabalhar com uma distribuição normal, o passo agora é calcular a estatística de teste.
Como o nosso teste é bilateral, temos em cada cauda, então procuramos uma área de na tabela ai de baixo. O valor mais próximo disso também serve.
Pela tabela, obtemos o valor crítico:
Passo 4
Vamos dar uma olhada no gráfico abaixo:
Como está dentro da região crítica, rejeitamos a hipótese nula .
Nesse exercício não conseguimos calcular o valor P, porque não é encontrado na tabela, mas como esse valor de é negativo e bem alto, e o nosso teste é bilateral, podemos supor que o valor P vai ser muito pequeno e menor que , logo, rejeitamos .
Resposta
Há evidência suficiente para garantir a rejeição da afirmação do presidente da Kansas Food Products Company. Com base nos resultados, é mais interessante tornar o produto mais adequado a outros usos.