Processos normais de criação de peixes em aquaculturas inevitavelmente deixam os peixes estressados, o que pode influenciar negativamente no crescimento, na reprodução, na qualidade da carne e na suscetibilidade a doenças. Esse estresse manifesta-se em níveis corticosteróides elevados e retidos. O artigo “Evaluation of Simple Instruments for the Measurement of Blood Glucose and Lactate, and Plasma Protein as Stress Indicators in Fish” (J. of the World Aquaculture Society, 1999, p. 276–284) apresenta um experimento no qual os peixes foram submetidos a um protocolo de avaliação de estresse e, em seguida, removidos e testados em vários horários após a aplicação do protocolo. Os dados a seguir sobre x tempo (min.) e y nível de glicose no sangue (mmol/L) foram reproduzidos de um gráfico.
Use os métodos desenvolvidos neste capítulo para analisar os dados e escreva um relatório sucinto, resumindo suas conclusões (suponha que os pesquisadores estejam particularmente interessados no nível de glicose 30 min. após
Passo 1
Usando o Minitab, criamos um gráfico de dispersão para ver se um modelo de regressão linear é apropriado.
Passo 2
A estimativa de mínimos quadrados da inclinação no modelo de regressão linear simples é
A estimativa de mínimos quadrados da interceptação é
Passo 3
Portanto, a estimativa de σ é
A estimativa do desvio padrão do estimador é
Portanto, o valor da estatística de teste é
O valor P é a área correspondente sob o curva
Desde que
rejeitar hipótese nula em determinado nível de significância ou qualquer nível de significância razoável. Existe uma relação significativa entre as duas variáveis.
O coeficiente de correlação da amostra r é dado por
O coeficiente de correlação da amostra é
assim, o coeficiente de determinação, ou a proporção de variação observada é
Isso indica que 63% da variação observada em y é atribuída à regressão linear, que não é muita - é moderada.
Resposta
Ver o desenvolvimento