( a ) Qualquer evidência confirmando a afirmação de que os níveis do tratamento com polissilício ou das condições de recozimento afetam a corrente? Essas variáveis interagem? Use α = 0,05

( b ) Analise graficamente a interação.

( c ) Analise os residuos desse experimento.

( d ) Use o método M D S de Fisher para isolar os efeitos das condições de recozimento sobre a corrente com α = 0,05 .

Passo 1

Bom galera, as hipóteses devem ser testadas da seguinte forma:

H 0 : τ i = 0

H 1 : a o   m e n o s   u m   τ i ≠ 0 ,   i = 1,2

E:

H 0 : β j = 0

H 1 : a o   m e n o s   u m   β j ≠ 0 ,   j = 1,2 , 3,4 , 5

Passo 2

Belezinha, considere dois fatores: A e B . y i . . mostra o total de observações realizadas em i no nível do fator de A , y . j . mostra o total de observações feitas em j no nível do fator de B , y i j . mostra o total de observações na célula i j , e y … então correspondendo a linha, coluna, célula e média. Usando as formulas para contruir a tabela A N O V A :

S S T = ∑ i = 1 a ∑ j = 1 b ∑ k = 1 c y i j k 2 - y … 2 / a b n

S S A = ∑ i = 1 a y i . . 2 / b n - y … 2 / a b n

S S B = ∑ j = 1 b y . j . 2 / a n - y … 2 / a b n

S S A B = ∑ i = 1 a ∑ j = 1 b y i j . 2 / n - y … 2 / a b n - S S A - S S B

S S E = S S T - S S A B - S S A - S S B

M S A = S S A a - 1 ; M S B = S S B b - 1 ; M S A B = S S A B a - 1 b - 1 ; M S E = S S E a b ( n - 1 )

Para testar se os efeitos do fator de linha são todos iguais a zero ( H 0 : τ i = 0 ), usando a razão F 0 = M S A M S E , que tem uma distribuição F com a - 1 e a b ( n - 1 ) graus de liberdade.

Para testar se os efeitos do fator de coluna são todos iguais a zero ( H 0 : B j = 0 ), use a razão F 0 = M S B M S E , que tem uma distribuição F com b - 1 e a b ( n - 1 ) graus de liberdade.

Para testar se todos os efeitos de interação são zero, usando a razão F 0 = M S A B M S E ,   com uma distribuição F e ( a - 1 ) ( b - 1 ) e a b ( n - 1 ) graus de liberdade.

Geralmente é melhor realizar o teste para a interação primeiro e depois avaliar os principais efeitos. Se a interação não for significativa, a interpretação do teste sobre os efeitos é simples. Se a interação for significativa, os principais defeitos envolvidos da interação podem não ter muito valor interpretativo prático.

Passo 3

Então, agora fazemos o ANOVA pelo Minitab, e temos como resultado:

( a )

Como o P valor do teste F para interação é de 0,048 que é menor que α = 0,05 , concluímos que nesse nível a interação é significativa. Portanto, nenhuma conclusão sobre os dois fatores pode ser feita utilizando a analise da variância, precisamos de mais testes.

Então, vamos traçar o gráfico de interação y pela temperatura em diferentes níveis de tipo de isolamento, o gráfico fica:

( b )

Um vez que o segmento de linha são quase paralelos, não devemos esperar interação significativa no experimento. Mas os últimos segmentos para a casa da fator são quase os mesmos.

Passo 4

Agora, plotamos os gráficos de probabilidade normal e de resíduos pelo Minitab:

( c )

O gráfico Idade normal não indica qualquer desvio da normalidade além de poucos pontos na cauda. Os lotes de resíduos são bastante simétricos sobre a zero.

Passo 5

Uma vez que a interação é significativa, as comparações entre os meios de um fator podem ser obscurecidas pela interação de dois fatores. Portanto, investigaremos as diferenças entre os meios de cinco condições anneal diferentes quando outro fator for definido em nível particular. Primeiro considere o fator 1. Encontre os meios para cada condição grave. Os resultados são:

Fazemos outra analise de variância:

Logo temos:

M S E = 0,0587

Passo 6

Então, encontramos o valor do M D S para α = 0,05 . Nós temos a = 5 e n = 2 .

M D S = t a / 2 , a ( n - 1 ) 2 M S E n

= t a 2 , a n - 1 2 ( 0,0587 ) 2

= 2,571 2 ( 0,0587 ) 2 = 0,623

Encontrando os valores absolutos das diferenças entre os meios para diferentes condições anneais e comparando com o valor do M D S . Os resultados são:

Assim, há diferença significativa entre as correntes médias para as condições anneal dos tipos 1 e 2 , 1 e 3 , 1 e 4 , 1 e 5 , 2 e 3 , 2 e 4 , 2 e 5 quando o fator é 1 . E não há diferença significativa

entre as correntes médias para as condições anneais dos tipos 3 e 4 , 3 e 5 , e 4 e 5 quando o

fator é 1 .

Passo 7

Agora considerando o fator 2 . Encontramos os meios para cada tipo de isolamento. Os resultados ficam:

Outra analise de variância e ficamos com:

Ou seja, M S E = 0,0555 , fazendo da mesma forma anterior temos que:

M D S = 0,606

Passo 8

Então, encontrando os valores absolutos das diferenças entre os meios para diferentes condições anneais e comparado com o valor do M D S , os resultados ficam:

( d )

Assim, há diferença significativa entre as correntes médias para as condições anneais dos tipos 1 e 2 , 1 e 3 , 1 e 4 , 1 e 5 , 2 e 3 , 2 e 4 , 2 e 5 quanto o fator é 2 . E não há diferença significativa entre as correntes médias para as condições anneal dos tipos 3 e 4 , e 4 e 5 quando o fator é 2 .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere o experimento da resistência de contato do exercício 13-39. Use o teste de Krustal-Wallis para testar as diferenças na resistência média de contato entre as três ligas. Se α = 0.0 1 , quais
Considere o experimento descrito no exercício 13-36. Use o teste de Krustal-Wallis para testar as diferenças na resistência média de contato entre as três ligas. Se α = 0.0 5 , quais são as suas concl
Considere os dados de economia de combustível descritos no exercício 10-75.a)Use o teste de Wilcoxon da soma dos postos com α = 0.01 . Que conclusões você pode tirar em relação à diferença no desempen
Considere o experimento da capacidade de carga descrito no exercício 10-76.a)Use o teste de Wilcoxon da soma dos postos com α = 0.0 25 . Que conclusões você pode tirar em relação à diferença no desemp
( a ) Estabeleça as hipóteses de interesse nesse experimento. ( b ) Teste as hipóteses anteriores e tire conclusões, usando a análise de variância com α = 0,05 . ( c ) Analise os residuos desse experi