Recorra ao Conjunto de Dados 8 do Apêndice B e considere apenas os estudantes de estatística com 21 anos de idade ou mais. Ache a percentagem de fumantes nesse grupo etário e teste a afirmação de que essa taxa é inferior a 32%, que é a taxa de fumantes para as pessoas com 21 anos ou mais de idade (com base em dados do U.S. National Institute on Drug Abuse - EUA). Há alguma razão para que os estudantes de estatísticas com idade de 21 anos ou mais fumem menos do que a população geral naquela faixa etária?
Passo 1
Fala ae, pessoal! Bora fazer esse exercício de teste de hipóteses!
Seguindo o procedimento padrão para o teste de hipóteses, primeiro vamos dizer qual é a nossa hipótese nula e a nossa hipótese alternativa nesse problema:
Onde é a nossa hipótese original.
Passo 2
Como o nível de significância não é dado, vamos escolher .
Para continuarmos com o exercício, precisamos saber o número de estudantes com 21 anos ou mais e saber quantos deles fumam. Para fazer isso é aquele trabalho chatinho de contar essas paradas lá no conjunto de dados analisado. Eu contei 88 estudantes com 21 anos ou mais, e desses estudantes, 61 fumam. Agora vamos definir a estatística relevante para esse problema.
Outra parada: vamos ver se podemos aproximar a nossa distribuição pela distribuição normal.
Então a nossa distribuição é aproximada pela distribuição normal.
Passo 3
Como vamos trabalhar com uma distribuição normal, o passo agora é calcular a estatística de teste.
Como o nosso teste é unilateral esquerdo, temos na cauda esquerda, então procuramos uma área de na tabela ai de baixo. O valor mais próximo disso também serve.
Pela tabela, obtemos o valor crítico:
Passo 4
Vamos dar uma olhada no gráfico abaixo:
Como está fora da região crítica, não rejeitamos a hipótese nula .
Nesse exercício não conseguimos calcular o valor P, porque não é encontrado na tabela, mas como esse valor de é positivo e bem alto, e o nosso teste é unilateral esquerdo, podemos supor que o valor P vai ser quase 1, e como esse valor P é maior que , não rejeitamos .
Resposta
Não existe evidência amostral para apoiar a afirmação de que a percentagem de fumantes entre os estudantes de estatística com 21 anos de idade ou mais é inferior a 32%. Não parece haver razão para os estudantes nessa faixa etária fumarem menos do que a população geral.