Uma urna contém M bolas brancas e N bolas pretas. Se uma amostra aleatória de tamanho r é escolhida, qual é a probabilidade de que ela contenha exatamente k bolas brancas?
Passo 1
E aí, pessoal, vamos resolver mais essa questãozinha. Se liga no raciocínio.
Temos quantas bolas no total?
Nossa amostra terá que tamanho?
Daí podemos tirar nossos casos totais, combinação de uma amostra de (M+N) bolas, tomadas r a r.
Passo 2
E nossos casos favoráveis como saberemos? Bom, não é difícil, sigam-me os bons... kkkkk
Temos M bolas brancas e queremos que na amostra retirada tenha k bolas brancas, logo:
Mas, não podemos esquecer que também teremos as pretas, que são ao tono N a urna, e na amostra retirar queremos que seja r-k, logo
Passo 3
A probabilidade pedida fica:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
(f) Um fichário com dez nomes contém três nomes de mulheres. Seleciona-se ficha após ficha, até o último nome de mulher ser selecionado, e anota-se o número de fichas selecionadas.
(j) De um grupo de cinco pessoas {A, B, C, D, E}, sorteiam-se duas, uma após outra, com reposição, e anota-se a configuração formada.
Duas moedas são lançadas. Dê dois possíveis espaços amostrais para esse experimento. Represente um deles como o produto cartesiano de dois outros espaços amostrais (ver Morettin et al., 1999, para o c
Defina um espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios: (a) Lançamento de dois dados; anota-se a configuração obtida.
(i) Mesmo enunciado anterior, mas supondo que o relógio seja elétrico e, portanto, seu ponteiro dos segundos mova-se continuamente.