Entrada e Saída de Dados
Produzido por Gustavo BarbosaTeoria
Introdução
E aí, tudo beleza?
Hoje vamos ver como escrever um programa que possa receber dados passados pelo usuário. Além disso, vamos nos aprofundar um pouco mais na saída de dados por meio da função cout.
Bora lá!
Primeiros passos
Imagina a seguinte situação: você foi contratado para fazer um programa que salva os dados de usuários de um determinado serviço, um streaming por exemplo.
Para que isso seja possível, a pessoa que vai abrir o programa precisa passar uma série de dados para o computador como nome, idade, dados do cartão e outros.
Após isso, esses dados precisam ser salvos em variáveis, de forma a poder trabalhar com eles ao longo do programa.
Vamos ver um exemplo de como faríamos esse programa no C++:
Nesse programa, inicialmente, incluímos a biblioteca iostream, pois é ela que nos permitirá trabalhar com a saída e a entrada de dados. Após isso, por meio do comando using namespace std, chamamos uma função específica da biblioteca iostream, de forma a facilitar o seu uso.
Já dentro da função main, declaramos uma variável de nome e tipo , para que ela possa armazenar o valor da idade que o usuário irá digitar.
Por meio do comando cout, enviamos a mensagem que queremos passar para o usuário. Perceba que ambos, o, e as setas indicam que o comando é uma saída de dados.
Em seguida, o que fizemos foi armazenar o valor que o digitado por meio do comando . Nesse caso, o comando cin, indica que está acontecendo uma entrada de dados e faz com que o programa espere até o usuário terminar de digitar e apertar o “Enter”. As setas em apontam para onde esse dado será armazenado que, nesse caso, foi na variável .
O próximo passo foi uma forma de confirmar o dado recebido, informando o usuário por meio de uma mensagem impressa. Nela, escrevemos a mensagem entre aspas, exceto quando vamos printar a variável, nesse momento, usamos apenas o nome da variável, sem as aspas.
Vamos ver o resultado final:
Agora, vamos ver mais a fundo o que é cada expressão e como usá-las.
Saída de Dados (cout)
A saída de dados ocorre por meio do cout. Como já foi visto, a sintaxe para imprimirmos alguma mensagem é:
Onde cout indica o início e endl indica o final com uma quebra de linha.
Quando vamos printar o valor que está dentro de uma variável, no entanto, não utilizamos as aspas:
Caso usássemos, o programa iria printar a palavra que representa o nome da variável, nesse caso , e não o valor que foi armazenado nela.
Existem alguns comandos que podem nos ajudar dentro da função cout. Eles são:
- – É utilizado para indicar uma quebra de linha. Semelhante ao endl, mas é utilizado dentro da mensagem que está entre aspas.
- – Esse comando, de forma semelhante ao , deve vir entre aspas. Ele é utilizado para dar um espaçamento na horizontal, servindo como uma forma de melhor organizarmos o nosso texto.
Nesse caso, para as 4 primeiras linhas de texto, usamos o para quebrar a linha, e no final, printamos o . Para isso, usamos duas barras , pois, ao utilizar uma barra antes de um comando especial como o , fazemos com que ele perca a sua função, e o compilador o entenda como apenas um texto normal.
Dessa forma, ficamos com a saída:
Aqui, utilizamos o para organizarmos uma lista de compras de forma semelhando a uma tabela, onde na primeira coluna tínhamos o que iríamos comprar e na segunda coluna a quantidade que iríamos comprar.
Dessa forma, a saída fica:
Entrada de dados (cin)
O comando cin, serve para que o usuário passe alguma informação para o programa. Sempre que isso ocorre, o dado que é passado pelo usuário deve ser armazenado dentro de uma variável. A sintaxe para esse processo é:
Quando esse comando é executado, o programa fica aguardando a entrada de dados, ou seja, o usuário do programa deve digitar o que será guardado dentro da variável.
Atenção: é extremamente importante que o dado passado para o programa seja coerente com o tipo de variável escolhida para armazená-lo. Ou seja, se a variável for um , é importante que o dado passado seja um inteiro, se ela for um , o dado deve ser um numero real, e assim segue.
Vamos ver um exemplo:
Nesse caso, usamos o cin para armazenar o ano de nascimento do usuário dentro da variável . Como saída, temos:
O programa ficará assim até que seja digitado um valor para ser armazenado em “ano”. Após o usuário digitar e apertar a tecla “Enter”, temos:
Logo, percebemos que o programa armazenou o valor digitado com sucesso.
Também é possível atribuirmos valores a mais de uma variável.
O comando:
É equivalente a
Ou seja, o usuário passará dois dados ao programa, o primeiro será armazenado em var1 e o segundo será armazenado em var2. No segundo caso mostrado, é possível fazer isso em apenas uma linha de comando, deixando o seu programa mais “enxuto”.
Com isso, já sabemos como usar a biblioteca iostream para passar dados para um programa por meio do comando cin e para receber saídas desse mesmo programa usando cout.
Então, que tal irmos para algumas questões de fixação? 😉