Introdução aos operadores
Produzido por Gustavo BarbosaTeoria
Introdução
Fala aí, aqui é o Guga do Responde Aí!
Todos nós em algum momento de nossas vidas já utilizamos operadores, sejam eles matemáticos ou não. Mas será que os operadores utilizados na programação são iguais aos que nós conhecemos?
Calma, não esquenta a cabeça!
Hoje nós iremos conversar brevemente sobre os operadores da linguagem C e suas características.
Operadores
Um operador nada mais é do que um símbolo que representa algum tipo de procedimento sobre uma determinada quantidade de operandos (dados que participam da operação).
Em programação, a grande maioria dos operadores são:
- Unários: possui apenas um operando;
- Binários: possui dois operandos.
Operadores aritméticos
Os operadores aritméticos são responsáveis pela realização de operações matemáticas elementares como: soma, subtração, multiplicação e divisão. Além disso, possui um operador capaz de calcular o resto da divisão de dois operandos.
Os principais operadores aritméticos binários são:
Também são comuns os seguintes operadores aritméticos unários:
Operadores relacionais
Os operadores relacionais são utilizados para a realização de comparação entre dados, esse tipo de operador possui um retorno booleano, isso significa que a comparação só pode possuir dois tipos de resultados: verdadeiro ou falso.
Os principais operadores relacionais são:
Operadores lógicos
Os operadores lógicos são utilizados na grande maioria das vezes para realizar a combinação de condições, o resultado desse tipo de operador está diretamente atrelado com o que denominamos de tabela-verdade, uma tabela com todas as possibilidades de retorno das condições e seus respectivos resultados lógicos.
Os principais operadores lógicos são:
Agora que já temos uma boa base dos operadores da linguagem C, está na hora de resolvermos alguns exercícios de fixação, não acha?