Tipos de Catalisadores
Resumo
Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!
Antes de tudo precisamos nos questionar: O que são catalisadores?
Chamamos de catalisadores substâncias química que tem como papel acelerar algumas reações, participando de alguma etapa da reação, mas sendo regenerado ao final. Quando estudamos a cinética química das reações vemos que para a reação acontecer os reagente precisam receber uma energia mínima e essa energia mínima é o que chamamos de energia de ativação (
📢 ALERTA: Percebeu que os catalisadores são estudados dentro da cinética química? Ou seja, falamos sobre eles quando estamos estudando a velocidade das reações e quais fatores afetam essa velocidade. Existem muitos outros conhecimentos muito importantes dentro da cinética química. Confere a nossa página desse assunto porque lá tem tudo que você precisa saber. Pode confiar, é só clicar aqui 👉🏽 Cinética Química.
Uma vez que entedemos o que são os catalisadores podemos falar sobre os tipos deles.
Primeiro, os catalisadores podem ser classificados de acordo com a fase em que eles se encontram:
- Catalisador homogêneo: Um catalisador homogêneo é aquele que se encontra na mesma fase dos reagentes. Se os reagentes foram líquidos, o catalisador homogêneo estará dissolvido em solução, se os reganete forem gasosos, o catalisador homogêneo também será.
- Catalisador heerogêneo: Um catalisador heterogêneo é aquele que se encontra em uma fase diferente dos reagentes.
Agora, podemos separar os catalisadores nos principais tipos:
- Catalisadores metálicos: Muitos metais, principalmente os metais de transição como platina, cobalto, níquel e paládio, são utilizados como catalisadores. Os catalisadores metálicos são muito utilizados como catalisadores heterogêneos, eles conseguem adsorver moléculas gasosas e com essas moléculas "presas" no catalisador sólido algumas ligações são enfraquecidas e a reação fica mais rápida.
- Catalisadores ácidos - base: A íons
que são liberados por substâncias ácidas e a hidroxila, , liberada pelas substâncias básicas são catalisadores de diversas reações na química orgânica. - Catalisadores óxidos metálicos: Alguns óxidos metálicos também podem ser utilizados como catalisadores como, por exemplo,
e . - Enzimas (Catalisadores vivos): Esses catalisadores aqui são os mais importantes do rolê hahaha. A maioria das reações químicas que acontecem no corpo humano são mediadas e aceleradas por enzimas, que são proteínas, e a função delas é justamente acelerar as reações, ou seja, são catalisadores naturais.
E esses são os tipos de catalisadores.
Curtiu nosso papo? Então continua com o Responde Aí, porque nós temos tudo pra você arrasar na faculdade 😉✌🏽👊🏾