Óxidos Anfóteros

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Um tema bem comentado dentro da química são as funçõe inorgânicas. Hoje vamos falar sobre os óxidos anfóteros, eles fazem parte da função inorgânica chamada Óxidos, mas eles possuem uma característica especial.

Os óxidos são compostos binários, são constituídos de dois elementos, com o oxigênio sempre presente como o elemento mais eletronegativo. Essa função inorgânica é subdivida em outros grupo levando em consideração o comportamento do óxido em uma reação química. Temos os óxidos ácidos, que em uma reação se comportam como ácidos, os óxidos básicos, que se comportam como base em uma reação e temos os óxidos neutros.

Beleza, mas onde entram os óxidos anfóteros? Esses óxidos se comportam de maneira diferente dependendo do outro composto envolvido na reação. Frente a um ácido, os óxidos anfóteros se comportam como óxidos básicos e frente a uma base, os óxidos anfóteros se comportam como óxidos ácidos. Eles são indecisos, não sabem se são ácidos ou bases hahaha.

O óxido de zinco () e o óxido de alumínio () são exemplos de óxidos anfóteros.

Se liga nessas reações do óxido de zinco:

  • Reação com uma base:
Á

Note que estamos diante de uma reação de um ácido com uma base, logo formamos um sal mais água. O cátion do sal formado () é oriundo do óxido de zinco, pois este está se comportando como uma base na reação.

  • Reação com um ácido:

Novamente estamos diante de uma reação de um ácido com uma base, mas nesse caso, como o óxido de zinco está frente a uma base, ele se comporta como um ácido na reação.

Esses são os óxidos anfóteros. Se quiser saber mais sobre os óxidos, confere o nosso tópico Óxidos. Lá tem falando um pouco mais sobre as outras subdivisões dos óxidos e tem também como nomear essa função inorgânica =)

Conteúdos Complementares