Ligações Iônicas

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Para formar as moléculas, os átomos se juntam através de ligações químicas. Hoje vamos falar de um tipo específico de ligação química: As ligações iônicas.

A ligações iônicas acontecem porque um átomo que tem a tendência de formar cátion DOA elétrons para outro átomo, que tem a tendência de formar ânions. Como resultado, temos átomos com cargas resultantes positivas e negativas e, por causa dessas cargas opostas, que se atraem, os átomos ficam juntinhos formando a nossa molécula.

Percebeu que a ligação iônica é baseada na tendência de átomos em formar cátions e ânions? Mas de onde vem essa tendência dos átomos? Isso é respondido pela REGRA DO OCTETO. Os gases nobres, elementos químicos estáveis, apresentam em sua camada de valência 8 elétrons. De acordo com a Regra do Octeto, os átomos vão ganhar ou perder elétrons para ficarem com 8 elétrons na camada de valência, assim como os gases nobres.

Vamos usar o Flúor, F , como exemplo. A sua distribuição eletrônica é a seguinte:

Na camada de valência, n = 2 , o flúor tem 7 elétrons, para que ele fique com 8 elétrons na camada de valência basta ele receber mais um elétron, formando um ânion com carga - 1 :

Vamos analisar o Cálcio, C a , agora. A distribuição eletrônica é a seguinte:

A camada de valência do cálcio, n = 4 , tem apenas 2 elétrons, a camada com n = 3 tem 8 elétrons, então, se o cálcio perder 2 elétrons, a camada com n = 4 não estará mais preenchida de modo que a camada com n = 3 será a camada de valência e nessa camada há 8 elétrons. Assim, o cálcio obedece a regra do octeto, perdendo 2 elétrons e formando um cátion com carga + 2 .

Agora, pensa aqui comigo, se o flúor quer ganhar elétrons e o cálcio quer perder, nada melhor que um ajudar o outro, né? O átomo de cálcio quer perder 2 elétrons e o átomo de flúor quer ganhar 1 elétron só, então o cálcio pode ajudar 2 átomos de flúor. Olha que solidariedade linda entre os elementos hahahaha

E assim a gente tem uma ligação iônica formada, na qual os átomos por terem cargas opostas, se atraem e ficam juntinhos formando o C a F 2 , chamado de fluoreto de cálcio.

Muitos outros compostos são formados por ligação iônica, como o cloreto de sódio ( N a C l ), mais conhecido como o sal de cozinha.

Irado como funciona o mundo dos átomos, não é mesmo? Os átomos podem se juntar também através das Ligações Covalentes e as moléculas ainda podem interagir umas com as outras através do que chamamos de Interações Intermoleculares. São assuntos bem interessantes e super importantes e nós temos todos eles aqui pra você. Aproveita! =)

Conteúdos Complementares

Fórmulas de Ligações Químicas

Fórmula da Carga Formal