Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 10.1 - Ex. 39
Quando 0,0172 mol de HI é aquecido em 500 K em um recipiente fechado de 2,00 L, a mistura em equilíbrio resultante contém 1,90 g de HI. Calcule K para a reação de decomposição 2 HI(g) → H2(g) + I2(g).
Dado:
Passo 1
Fala aí! Vamos fazer essa questãozinha? Beleza! Vamos começar fazendo uma tabela de equilíbrio pra gente não se perder. Escrevemos, em mols, o que existia antes do equilíbrio, e depois, no equilíbrio, que parcela de cada substância foi consumida/produzida, seguindo a estequiometria da reação… Vamos lá!
O exercício nos fala que, no equilíbrio, a massa de era de 1,90 g. E isso nos ajuda muito a achar o valor de , porque a gente consegue relacionar essa massa, no equilíbrio, com o número de mols, no equilíbrio. Usamos aquela fórmula famosa:
Vamos substituir então nossos dados, no equilíbrio:
Show de bola! Agora que a gente tem o valor de já podemos usá-lo para calcular o valor de !
Passo 2
Antes da continha, vamos lembrar que K se escreve a partir das concentrações em mol/L ou pressões parciais. Então nesse caso, como só temos informações do número de mols, vamos trabalhar com concentrações molares, ok?
Para trabalhar com as concentrações molares, precisamos da molaridade, né? Então vamos dividir nosso número de mols pelos … Vamos nessa!
Uhul! Arrasamos!