Enunciado

23 – O fluxo de fótons no visível que chegam à Terra provenientes da Estrela do Norte é de aproximadamente 4x103mm-2s-1. Desses fótons, 30% são absorvidos ou espalhados pela atmosfera e 25% dos fótons restantes são espalhados pela superfície da córnea do olho. Os 9% adicionais são absorvidos dentro da córnea. A área da pupila, à noite, é de aproximadamente 40 mm2, e o tempo de resposta do olho é de aproximadamente 0,1 s. Dos fótons que atravessam a pupila, cerca de 43% são absorvidos no meio ocular. Quantos fótons da Estrela do Norte atingem a retina em 0,1 s?

Passo 1

Neste problema precisamos determinar a quantidade de fótons que atingiram a retina no tempo de 0,1 s. para isso, vamos precisar do fluxo de incidência dos fótons na retina, da área da retina e também da fração de fótons que foi transmitida para a retina.

Assim, com base nisso, a expressão para o cálculo da quantidade de fótons que atingem a retina em 0,1 s será a seguinte:

N f ó t o n s = f I f o t o n s A r e t i n a t

Onde, Ifótons é o fluxo de fótons, t é o tempo de resposta, Aretina é a área da retina e f é a fração de fótons que é transmitida para o a retina.

Passo 2

Vamos determinar a fração de fótons que realmente é transmitida para a retina.

Vamos analisar o que foi dito no enunciado para estabelecermos um cálculo para a fração de fótons. Como foi dito no enunciado 30% dos fótons são absorvidos ou espalhados pela atmosfera e 25% dos fótons restantes são espalhados pela superfície da córnea do olho, sendo que 9% adicionais são absorvidos dentro da córnea, e também, dos fótons que atravessam a pupila, cerca de 43% são absorvidos no meio ocular.

Dessa forma, a fração transmitida da retina será:

f = 1 - 0,30 1 - 0,25 1 - 0,09 ( 1 - 0,43 ) = 0,272

Assim, O número de fótons que estão focados na retina em 0,1 s será:

N f ó t o n s = 0,272 4 x 10 3 m m - 2 s - 1 40 m m 2 0,1 s = 4,4 x 10 3

Veja que achamos um valor bem maior do que se pensava para o número de fótons.

Resposta

N f ó t o n s = 4,4 x 10 3   f ó t o n s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O símbolo do termo para o estado fundamental do N 2 + é . 2 ∑ . g + . Qual é o spin total e qual o momento angular orbital total da molécula? Mostre que o símbolo do termo concorda com a configuração
A fotoionização do F 2 por fótons de 21e V produz F 2 + . A transição 2- 0 será mais fraca ou mais forte do que a transição 0- 0 ? Justifique a resposta.
O coeficiente de absorção molar máximo de uma molécula contendo um grupo carbonila é de 30d m 3 m o l - 1 c m - 1 , nas vizinhanças de 280n m . Calcule a espessura de uma camada da solução que reduz a
Um dos estados excitados da molécula de C 2 tem uma configuração para os elétrons de valência que é dada por 1 σ g 2 1 σ u 2 1 π u 3 1 π g 1 . Dê a multiplicidade e a paridade do termo.
A fotoionização do H 2 por fótons de 21e V produz H 2 + . Explique por que a intensidade da transição v = 2- 0 é maior do que a da transição 0- 0 .