Enunciado
Química - Atkins - Fisico-Quimica - Vol. 1- Ed: 8º - Capítulo 3.Exercícios - Ex. 13.a
3.13 (a) Calcule as variações de entropia do sistema e das suas vizinhanças e a variação total de entropia, quando uma amostra de 14 g de nitrogênio gasoso, a 298 K e 1,00 bar, duplica o seu volume (a) numa expansão isotérmica reversível, (b) numa expansão isotérmica irreversível contra a pressão externa , e (c) numa expansão adiabática reversível.
Passo 1
E aí... beleza?
Pro processo isotérmico irreversivel vamos usar:
No processo isotermico irreversivel: (entropia é função de estado)
E no processo adiabático reversível é tudo zero.
Passo 2
- Como , então:
-vizinhança
-total:
- vizinhança:
- total:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
3.1 (b) Calcule a variação de entropia quando 25 kJ de enrgia, na forma de calor, se tranferem reversível e isotermicamente para um grande bloco de cobre a (a) 0°C e (b) 70°C.
3.9 (a) Com as entropias das reações calculadas no Exercício 3.8ª e com as entalpias das mesmas reações, calcule as energias padrões das reações a 298 K.
3.1 (a) Calcule a variação de entropia quando 25 kJ de energia, na forma de calor, se tranferem reversível e isotermicamente para um grande bloco de ferro a (a) 0°C e (b) 100°C.
3.8 (a) Calcule a entropia-padrão das seguintes reações, a 298 K: 2C H 3 C H Og + O 2 g → 2C H 3 C O O Hl 2A g C l s + B r 2 l → 2A g B r s + C l 2 g H g l + C l 2 g → H g C l 2 s
3.5 (b) Calcule Δ H e Δ S t o t quando dois blocos de ferro, cada qual com 1,0 kg de massa, um a 200°C e outro a 25°C, são colocados em contato térmico, num vaso isolado. O calor específico do ferro é