Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 5.1 - Ex. 69
69. Dois solutos foram usados para estudar a difusão em líquidos, o metil-benzendo, que é uma molécula pequena de forma aproximadamente esférica, e um cristal-líquido de forma alongada como um bastão. No benzeno, os dois solutos movem-se e rodam em todas as direções da mesma maneira. Em um solvente que é crista-líquido, o metil-benzeno novamente se move e roda em todas as direções da mesma maneira, porém o soluto cristal-líquido move-se muito mais rapidamente pelo eixo longo da molécula do que o faz na direção perpendicular a este eixo. Ele também roda mais rapidamente ao redor do eixo longo do que na direção perpendicular. Explique esse comportamento.
Passo 1
Como o benzeno é solvente isotrópico e sua viscosidade é a mesma em todos os direção. Contudo, um solvente de cristal líquido é um solvente anisotrópico e sua viscosidade é menor na direção paralela ao eixo longo do molécula do que a direção “lateral”. Como o metilbenzeno é uma pequena molécula de esfera e seu movimento de difusão não afeta muito se o solvente é isotrópico ou anisotrópico.
Resposta
Explicação em texto.