Num balão fechado, uma solução saturada de , com excesso de sólido, está em equilíbrio com o seu vapor. (a) Quantas são as fases e quantos são os componentes presentes? (b) Qual a variância (o número de graus de liberdade) do sistema? Identifique as variáveis independentes.
Passo 1
Eeaaii meu jovem, chega juntinho aqui do RA e bora riscar mais uma questãozinha! Bora juntos!!
Seguinte, vamos tentar entender o que o exercício está tentando nos dizer...
Temos uma solução de sal + água, então enxergamos aqui já uma fase do nosso sistema.
Além disso o enunciado diz que temos excesso de sólido, o que significa que teremos um pózinho maroto no fundo do balão... indicando pra nós uma segunda fase.
E por fim, temos o vapor... que pelo fato do balão estar fechado, será bem vizível para nós... show de bola, temos aí nossa terceira e última fase.
Portanto temos nessa brincadeira.
Passo 2
Agora, vamos pensar nos componentes dessa solução... temos somente o sal e a água nesse sistema, em diferentes fases e tudo mais... mas são dois constituintes independentes.
Então, sem muita dificuldade, chegamos a conclusão de que .
Passo 3
Top demais.. Tá comigo?
Por fim, o exercício nos pede a variância do sistema.... se você der uma olhada lá na teoria verá que segundo J.W. Gibbs... e a sua regra das fases, o grau de liberdade de um sistema será dado por:
Como temos nosso C e P, então podemos chegar em:
Isso significa que podemos alterar somente uma das três variáveis(temperatura, pressão, quantidade de sal) sem que houvesse alteração no equilíbrio do sistema.
E é isso! Tranquilo né não?! Até a próxima!!
Resposta
Portanto, temos , e no sistema.