Cloro pode ser encontrado na forma dos seguintes oxoânions: ClO-, ClO2-, ClO3- e ClO4- em muitos almoxarifados de química. O flúor, porém, não forma oxoânions estáveis e o iodo nunca é encontrado como IO4-. Explique essas observações.
Passo 1
O cloro, nos oxoânions apresentados, tem, respectivamente, NOx’s iguais a +1, +3, +5 e +7. Essas espécies são possíveis de existir porque o cloro (e também o bromo) tem um tamanho mais parecido com o do oxigênio, logo, podem formar compostos mais estáveis.
O flúor é mais eletronegativo do que o oxigênio, além de ser o menor dos halogênios. Dessa forma, ele não poderia formar oxoânions como o cloro, já que tem raio muito curto para comportar tantos átomos de oxigênio ao seu redor – muita repulsão elétron-elétron –, e também, por ser mais eletronegativo que o oxigênio, acabaria ficando com NOx’s muito elevados pra um átomo tão pequeno – novamente, grande repulsão elétron-elétron.
Já o iodo não vai ser encontrado como periodato, IO4- com facilidade por ser uma espécie demasiadamente grande (o iodo é o maior ds halogênios), e assim se decompõe em outras espécies menores, como o IO3- rapidamente.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)