Diferencie entre

  1. Desvio padrão de uma amostra e variância de uma amostra.
  2. Média da população e média da amostra.
  3. Exatidão e precisão.
  4. Erro sistemático e aleatório.

Passo 1

Fala aí! Mais uma bem conceitual, vamos definir cada um desses termos e estabelecer a diferença.

Variância e desvio padrão são úteis para determinar o afastamento entre os dados de um conjunto e sua média. O desvio padrão é dado pela fórmula

σ = ∑ i = 1 N x i - x - 2 N - 1

E a variância é simplesmente σ 2 .

Passo 2

População refere-se a todo o conjunto de unidades ou medidas de interesse ao analista, enquanto amostra é apenas uma parcela ou subconjunto selecionado a partir da população. Assim, a média da amostra é a média aritmética de um subconjunto limitado retirado de uma população mais abrangente de dados. Em contraste, a média da população é a média para todos os dados, de fato. Se liga no diagrama:

Passo 3

A exatidão indica uma equivalência ou concordância entre o valor medido e o valor desejado ou valor real, enquanto a precisão descreve uma concordância das medidas realizadas entre si, independentemente do valor real. Se liga:

Passo 4

Para diferenciarmos erros sistemáticos e aleatórios, vou usar a figura do passo anterior. Se liga, o erro sistemático faz que a média de um conjunto de dados seja diferente do valor aceito, eles afetam a exatidão dos resultados e, em geral, podem ser eliminados. Repare, no exemplo b do passo anterior, como poderíamos prever a próxima marcação caso houvesse mais um tiro ao alvo (seria longe do alvo desejado, mas próximos dos demais tiros já realizados). Isso indica que o erro predominante é do tipo sistemático e ele poderia facilmente ser eliminado ao ajustar a mira do que quer que esteja atirando.

Agora, o erro aleatório faz com que os dados se distribuam de forma mais ou menos simétrica em torno do valor médio, eles afetam a precisão dos resultados e, no geral, não podem ser eliminados por completo. Dessa vez, vamos olhar para o exemplo c lá do passo anterior; repare que os tiros ficam mais próximos do alvo central, mas possuem uma dispersão entre eles. Caso houvesse um próximo disparo, não poderíamos prever o local atingido. Neste caso, o erro predominante é aleatório.

Resposta

(a) O desvio padrão é dado pela fórmula

σ = ∑ i = 1 N x i - x - 2 N - 1

E a variância é simplesmente σ 2 .

(b) População refere-se a todo o conjunto de unidades ou medidas de interesse ao analista, enquanto amostra é apenas uma parcela ou subconjunto selecionado a partir da população.

(c) A exatidão indica uma equivalência ou concordância entre o valor medido e o valor desejado ou valor real, enquanto a precisão descreve uma concordância das medidas realizadas entre si.

(d) Erro sistemático faz que a média de um conjunto de dados seja diferente do valor aceito, eles afetam a exatidão dos resultados. Erro aleatório faz com que os dados se distribuam de forma mais ou menos simétrica em torno do valor médio, eles afetam a precisão dos resultados.

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva uma fórmula no Excel usando as funções LOCALIZAR e EXT.TEXTO para eliminar os colchetes e as incertezas da massa atômica do lítio na tabela da Iupac e para mostrar os caracteres numéricos do p
Descreva o uso das seguintes funções do Excel, após ler sobre eles no menu de ajuda do programa. (a) RAIZ QUADRADA (b) SOMA (c) PI (d) FATORIAL (e) EXP (f) LOG
Utilize a planilha da Figura 3-15 para calcular as massas molares dos seguintes compostos. (a) HCl (b) NH3 (c) ZnS (d) AgCl (e) PbCl2 (f) Bi2O3 (g) Al2O3
Prepare uma planilha similar àquela mostrada na Figura 3-7 para a determinação gravimétrica de níquel usando dimetilglioxima. Ver Seção 37B-3 para detalhes. Use a tabela do Problema 3-9 para calcular
Uma perda de 0,4 mg de Zn ocorre durante uma análise envolvendo este elemento. Calcule o erro porcentual relativo devido a essa perda se o peso de Zn na amostra for*(a) 40 mg. (b) 175 mg.*(c) 400 mg.