Escreva a configuração eletrônica do estado fundamental de cada um dos seguintes elementos: (a) germânio; (b) césio; (c) irídio; (d) telúrio; (e) tálio; (f) plutônio.
Passo 1
Falaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Tribuxo!!!!!!!
Bora resolver mais uma questão!?
Primeiro precisamos entender o que é a camada de valência, é a camada mais externa de um átomo. E encontramos por meio da distribuição eletrônica pelo Diagrama de Linus Pauling.
A distribuição começa por 1 s2 e segue pelas retas seguintes:
Para saber a distribuição eletrônica de um elemento usamos seu número atômico, e fazemos a distribuição até atingir o número atômico () que se refere ao número de elétrons.
Podemos escrever a distribuição eletrônica também utilizando o gás nobre anterior, por exemplo para o :
: :
O hélio () é o gás nobre anterior, ele tem ou seja sua distribuição eletrônica é .
Usando isso para fazer a distribuição eletrônica do oxigênio:
Mas para que isso????
Bom, nem todo elemento que iremos fazer a distribuição eletrônica terá número atômico pequeno como por exemplo o índio () com sua distribuição ficaria:
Para esse exercício iremos fazer a distribuição usando o gás nobre.
Passo 2
(a) Germânio :
Passo 3
(b) Césio
Passo 4
(c) Irídio
Passo 5
(d) Telúrio
Passo 6
(e) Tálio
Passo 7
(f) Plutônio
Como foi????
Bora resolver mais uma!!!!?