Escreva as fórmulas moleculares e nomeie pelo menos 10 alquenos de fórmula molecular C6H12

Passo 1

Classificamos uma molécula como isômero quando ela apresenta a mesma fórmula molecular que outras moléculas, mas apresentam diferentes fórmulas estruturas.

Dentro dos isômeros temos diferentes classificações:

  • isômeros estruturais = feita dos mesmos átomos, mas o arranjo é diferente, ou seja, os átomos estão conectados em ordens diferentes
  • estereoisomero = feita dos mesmos átomos, com as mesmas conectividades, mas os átomos estão em arranjos diferentes no espaço, isômeros geométricos (o famoso cis-trans)
  • isômeros ópticos = moléculas que não se sobrepõem, moléculas que possuem pelo menos um carbono quiral, um carbono que está ligado a quatro substituintes diferentes.

Passo 2

Agora que já sabemos com os isômeros são já podemos montar as estruturas da fórmula molecular que nos foi dada, mas devemos lembrar que devem ser alquenos.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados