Escrever duas estruturas de ressonância para o íon formiato HCO2-. (Nota: Os átomos de hidrogênio e de oxigênio são ligados ao carbono.) b) Explicar o que estas estruturas prevêem para os comprimentos das ligações do carbono-oxigênio do íon formato e c) para a carga elétrica.

Falaaa, pessoal! Como vocês estão? Vamo lá, para o item a:

b) e c) Como as duas estruturas de ressonância são equivalentes, cada uma terá igual contribuição ao híbrido. As ligações C-O deverão portanto possuir igual distância e cada átomo de oxigênio deverá possuir 0,5 carga negativa.

A química orgânica se dedica ao estudo dos compostos de carbono , também conhecidos como compostos orgânicos: suas propriedades físicas, composição, reações e síntese. O carbono é um elemento que forma quatro ligações químicas estáveis com a maioria dos elementos da tabela periódica, sendo que os mais comuns são o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e halogênios (família 17 da tabela periódica). O objeto de estudo inicial foi proposto em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman, quando a química orgânica foi definida como o ramo da química voltado ao estudo dos compostos extraídos dos organismos vivos, contrastando com a química inorgânica, que tratava dos compostos existentes no então chamado "reino mineral".

Respostas nos passos.